FANDOM

Peça da Antropofágica baseada no filme Viridiana de Luis Buñuel

Sinopse Edit

A peça é uma transcriação do filme Viridiana de Buñuel. Uma espécie de trama engaiolada a um espaço múltiplo, composto por índices de uma casa e do vácuo-político administrado nas vias públicas.

Móveis que andam conjugam a imobilidade prosaica de seu cotidiano, acrescidos à fantasia presente nos filmes de terror. O deslizar dos móveis indica uma tensão, que disputa o lugar de repouso dos espaços caracterizados pelo conservadorismo. Este espaço imóvel das relações patriarcais se confronta com a presença/ocupação de mendigos e vagabundos, trazidos para dentro da casa paterna pela filha Vyridiana: uma espécie de noviça que tenta arbitrar a distribuição das dádivas de sua cornucópia. Ao violar a fronteira entre nobiliarquia e marginalidade, precisa mediar e conciliar elementos socialmente conflituosos. Um quiprocó entre caridade e justiça social. O surrealismo presente abre um espaço de liberdade entre as determinações de classe e as possibilidades de escolha subjetiva, inserindo-se em uma plataforma onírica no jogo de xadrez das posições frente às tensões sociais.